sábado, 13 de outubro de 2007

Udi-Jambo-Rock-Goma-Scene!

Até que enfim rolou um tempinho para falar sobre a deliciosa experiência do Espaço Cubo em Uberlândia, onde auxiliamos na implantação do Coletivo Goma que capitaneará uma serie de ações pra a consolidação do Circuito Mineiro de Musica independente, junto a vários outrs agentes locais e também dos outros coletivos que foram sendo criados durante o mês de outubro em nossas andanças com o Conexão Telemig Celular.

Segunda Feira dia 01/08

Uberlândia mais uma vez nos recebeu de braços abertos, o tratamento mineiro é vip, quem já esteve por lá pode fácil, fácil atestar. Chegamos em uma segunda feira, tempo fresco, mais ou menos 17 graus, e fomos encaminhados para o Hotel Carton Plaza, onde jantamos e nos reunimos para a definição do formato das oficinas em Udi(como a cidade é carinhosamente chamada pelos nativos), e como de praxe demos uma analisada nas ferramentas que teríamos na cidade para aplicar grupos de trabalhos que estivessem diretamente conectados com a realidade local. Essa pratica nos proporcionou um dinamismo muito grande nas oficinas, estabelecendo ações diferentes em cada cidade e não repetindo o mesmo formato, indo assim de encontro com a diversidade da produção cultural mineira. Finalizamos a reunião e dormimos.

Terça Feira 02/08!

Acordamos em uma terça feira livre e sem compromissos com o Conexão Telemig Celular, já que as oficinas só começariam na quarta, tratamos então de encontrar o produtor local responsável pelo nossa estada na cidade, Tales Lopes, nosso parceiro de longa data e uma das principais cabeças desta rearticulação do circuito mineiro da música, que serviu logo de cara côo a primeira cobaia de nossas pesquisas e diagnósticos sobre o cenário local, nos repassado informações que seriam importantíssimas para a concepção da oficina.

Conversamos a tarde toda e na terça mesmo nossos parceiros de Uberlândia organizaram um churrasco para comemorar a nossa chegada, e também o aniversario de alguns dos integrantes de uma das melhores bandas do pais , o Porcas Borboletas, na casa do Tales. Chegamos la as 19, e mais uma vez conversamos horas e horas sobre os rumos da cena independente nacional, e conhecemos vários agentes que estavam se associando para o lançamento do Espaço Cultural Goma. Quando olhamos no relógio já eram quase 4 da manha, e ainda estávamos debatendo a cena. Era hora de dormir, vazamos pro hotel.

Quarta Feira 03/08

Acordamos cedo, e finalizamos a preparação da oficina, almoçamos e fomos direto para a Ufu-Universidade Federal de Uberlândia, onde as 14:00 começariam as oficinas. Chegamos la e nos encaminharam para o laboratório de comunicação, sala destinada para o oficio, mas que já estava ocupada por alguns “bgs” (abreviação de Bicho Grilo, rs, apelido carinhoso dado aos estudantes da UFU) e resolvemos ocupar a sala de Educação Artística já que não precisaríamos de computador no primeiro dia. Galera toda reunida, inicio da apresentação. Falei em poucos minutos qual era a da nossa estada por lá e convidei a galera pra darmos uma circulada na universidade, sendo prontamente atendido e recebendo proposta ainda melhor, a de nos reunirmos embaixo do “Pé de Jambolão” , arvore lendária onde o Festival Jambolada foi concebido. Ótima Idéia. Vamos pra la. Sentamos, acendemos vários cigarros, e iniciamos os primeiros diagnósticos sobre o cenário local, dando a oportunidade para que cada um ali colocasse suas impressões sobre a produção musical de Uberlândia. Ai foi tiro pra todo lado, básico, prós e contras de um processo de anos calcado em uma movimentação prioritariamente ligada aos muros da universidade federal e que pouco a pouco foi conseguindo avançar por toda a cidade.

• Amanhã falo mais sobre os diagnósticos tirados desta reunião de quarta, e os encaminhamentso da Oficina na quinta, na sexta, no sábado e no domingo!!

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Espaço Cubo no Acre!!!!

Ja estamos no Acre, após uma deliciosa semana em Uberlandia, onde conhecemos uma serie de novos parceiros e auxiliamos diretamente na articulação do Coletivo Goma, que ja nasce com muita força de trabalho sendo empregada.

A correria aqui ja esta bem grande, viemos ministrar algumas oficinas, auxiliar na articulação do Coletivo Catraia, e participar da produção do Festival Varadouro que acontece nos dias 19 e 20 de Outubro com bandas de todas as regiões do pais.

Amanha vou contar com detalhes como foi a semana em Uberlandia, e prometo alimentar este blog com mais frequencia durante essa semana.

Abraços!

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Rapidinhas....

# Estivemos a semana inteira em Uberlândia, na já famosa Udi Rock Scene, ministrando oficinas para uma serie de jovens empreendedores muito dispostos a dar uma chacoalhada na cena local. Estiveram presentes produtores dos principais festivais e ventos das cidade, jornalistas, e varias bandas buscando conhecer um pouco mais sobre o modus operandi da nova lógica de produção desenvolvida pelo Espaço Cubo e pelo Circuito Fora do Eixo. Em breve trago um relato completo da experiência aqui na Capital do Interior de minas, sô..Alias, nos estamos quase virando mineiros, toda hora soltamos um Uai, um sô e o famoso “Nóóó” que equivale ao “Vôte” Cuiabano. Só pra rir.

# Hoje, conhecemos a GOMA, um especo cultural capitaneado pelo guerreiro Thales Lopes (Organizador do Jambolada) e por um coletivo de garotas que tem se esforçado em finalizar rapidamente a obra. Esta quase tudo pronto e a previsão de abertura é para o ultimo fim de semana e Outubro. A estrutura vai conta com um CaféBar, um ponto de venda de prdutos e uma Casa de Shows. O Espaço é simplesmente FODA! Bnads interessadas já podem começar a contactar os responsáveis, vale muito a pena: talleslopes@yahoo.com.br. Em breve vcs vão ter mais noticias no Blog do Cubo.

# Quem esta em Uberlândia também são os parceiros Claudão Pila e Marcelinho, proprietaros do lendário bar A OBRA em BH e que vieram se apresentar no Conexão Telemig Celular com sua nova banda, O FAIXA, que carimbou sua passagem para o Grito Rock Cuiabá. Muito engraçado o show dos caras. E por falar em A OBRA e na GOMA , uma belíssimo projeto surgiu este fim de semana, e que vem para ciar mais um grandioso suporte para a cena independente nacional, falo mais sobre no momento certo. Rs. Outro parceiro presente é Terence Machado, capitão do programa Alto Falante e que acaba de organizar o Festival Garimpo em Bh, veio acompanhado do Los Porongas, que mais um vez fez o serviço de casa, acabamos de chegar de mais uma daquelas tempestades poéticas e melódicas dos meninos do seringais...

# Recebi um e-mail esses dias, com a divulgação do Arte Underground 2007 em Cuiabá, e em determinado trecho do e-mail a organizadora Márcia Underground”Oliveira, declara: “A diminuição do publico de metal em Cuiabá só comprova as leis dos deuses do metal, onde só os Fortes Sobrevivem”. Pfff...Da vontade de rir tamanha a falta de noção, pra ela são os deuses os responsáveis pela queda do publico, não admitiria nunca a incompetência na gestão deste movimento. Acorda rapaziada......!

# Estava tudo marcado para chegarmos em Cuiabá no dia 08 de Outubro, mas.....como a cultura é dinâmica, nossos planos mudaram novamente e vamos daqui direto para o Acre trabalhar, trabalhar e trabalhar. A nova data de chegada a Hell City é 22 de outubro, logo após o Festival Varadouro, que acaba de confirmar a ida da Cuiabana Lord Crossroad.....