sábado, 13 de outubro de 2007

Udi-Jambo-Rock-Goma-Scene!

Até que enfim rolou um tempinho para falar sobre a deliciosa experiência do Espaço Cubo em Uberlândia, onde auxiliamos na implantação do Coletivo Goma que capitaneará uma serie de ações pra a consolidação do Circuito Mineiro de Musica independente, junto a vários outrs agentes locais e também dos outros coletivos que foram sendo criados durante o mês de outubro em nossas andanças com o Conexão Telemig Celular.

Segunda Feira dia 01/08

Uberlândia mais uma vez nos recebeu de braços abertos, o tratamento mineiro é vip, quem já esteve por lá pode fácil, fácil atestar. Chegamos em uma segunda feira, tempo fresco, mais ou menos 17 graus, e fomos encaminhados para o Hotel Carton Plaza, onde jantamos e nos reunimos para a definição do formato das oficinas em Udi(como a cidade é carinhosamente chamada pelos nativos), e como de praxe demos uma analisada nas ferramentas que teríamos na cidade para aplicar grupos de trabalhos que estivessem diretamente conectados com a realidade local. Essa pratica nos proporcionou um dinamismo muito grande nas oficinas, estabelecendo ações diferentes em cada cidade e não repetindo o mesmo formato, indo assim de encontro com a diversidade da produção cultural mineira. Finalizamos a reunião e dormimos.

Terça Feira 02/08!

Acordamos em uma terça feira livre e sem compromissos com o Conexão Telemig Celular, já que as oficinas só começariam na quarta, tratamos então de encontrar o produtor local responsável pelo nossa estada na cidade, Tales Lopes, nosso parceiro de longa data e uma das principais cabeças desta rearticulação do circuito mineiro da música, que serviu logo de cara côo a primeira cobaia de nossas pesquisas e diagnósticos sobre o cenário local, nos repassado informações que seriam importantíssimas para a concepção da oficina.

Conversamos a tarde toda e na terça mesmo nossos parceiros de Uberlândia organizaram um churrasco para comemorar a nossa chegada, e também o aniversario de alguns dos integrantes de uma das melhores bandas do pais , o Porcas Borboletas, na casa do Tales. Chegamos la as 19, e mais uma vez conversamos horas e horas sobre os rumos da cena independente nacional, e conhecemos vários agentes que estavam se associando para o lançamento do Espaço Cultural Goma. Quando olhamos no relógio já eram quase 4 da manha, e ainda estávamos debatendo a cena. Era hora de dormir, vazamos pro hotel.

Quarta Feira 03/08

Acordamos cedo, e finalizamos a preparação da oficina, almoçamos e fomos direto para a Ufu-Universidade Federal de Uberlândia, onde as 14:00 começariam as oficinas. Chegamos la e nos encaminharam para o laboratório de comunicação, sala destinada para o oficio, mas que já estava ocupada por alguns “bgs” (abreviação de Bicho Grilo, rs, apelido carinhoso dado aos estudantes da UFU) e resolvemos ocupar a sala de Educação Artística já que não precisaríamos de computador no primeiro dia. Galera toda reunida, inicio da apresentação. Falei em poucos minutos qual era a da nossa estada por lá e convidei a galera pra darmos uma circulada na universidade, sendo prontamente atendido e recebendo proposta ainda melhor, a de nos reunirmos embaixo do “Pé de Jambolão” , arvore lendária onde o Festival Jambolada foi concebido. Ótima Idéia. Vamos pra la. Sentamos, acendemos vários cigarros, e iniciamos os primeiros diagnósticos sobre o cenário local, dando a oportunidade para que cada um ali colocasse suas impressões sobre a produção musical de Uberlândia. Ai foi tiro pra todo lado, básico, prós e contras de um processo de anos calcado em uma movimentação prioritariamente ligada aos muros da universidade federal e que pouco a pouco foi conseguindo avançar por toda a cidade.

• Amanhã falo mais sobre os diagnósticos tirados desta reunião de quarta, e os encaminhamentso da Oficina na quinta, na sexta, no sábado e no domingo!!

Um comentário:

Anônimo disse...

A verdade tem de ser dita sempre, doa quem doer,pois a realidade e dura mas e assim que se cura, e só não procura a cura aquele que ainda ensiste em tapar o sol com a peneira,Pablo parabéns por falar a real, "pois só tem medo da verdade aquele que dela se esconde".