domingo, 24 de maio de 2009

Lançamento do Goma Card!












Mais uma semana bastante movimentada para o Cubista que vos fala. Estou novamente fora de Hell City desde a terça feira passada quando palestrei em uberlandia, no lançamento do GOMA CARD, moeda complementar similar ao Cubo Card desenvolvido em cuiabá.

Cheguei em UDI, como é carinhosamente chamada a cidade, as 19h e quem me pegou no aeroporto foi o grande parceiro Talles Lopes, coordenador de planejamento do Coletivo Goma, e Marcus Vinicius, representante do Ministério da Cultura que participaria da palestra.

Fomos direto para o Espaço Goma, onde a festa ja estava toda armada, casa cheia, muitos musicos e interessados no debate ja na ansia de conhecer o sistema de crédito baseado em tecnologias sociais de Uberlândia. De cara reencontrei os Macaco Bongs que estavam por lá após terem se apresentado novamente na Virada Cultural Paulistana e também todos os parceios mineiros que nos acompanham desde a fundação do Circuito Fora do Eixo.

















A Palestra começou as 20:30 com transmissão ao vivo para todo país via Web Radio Fora do Eixo, que ali estava sendo coordenada pelo Ney Hugo do Espaço Cubo e pela galera do Coletivo Megalozebu de Uberaba. Mais de 50 pessoas se aglomeravam no espaço quando o Talles deu inicio ao debate chamando para a mesa o Marcus vinicius do Minc, o Ricardo e o Felipe do Massa Coletiva e eu.

No começo Talles apresentou o Goma Card em detalhes, explicando cada passo da implantação da moeda, mostrando como ela ja vinha funcionando informalmente dentro do coletivo e apresentando novas perspectivas de Trocas solidarias, 40 minutos depois eu começo a falar sobre a experiencia de cuiabá e sobre o CFE, a galera do Massa falou tambem sobre a experiencia em São Carlos e o Marcus Vinicius falou sobre a parceria que o MINC e o Ministério de Ciencia e Tecnologia esta desenvolvendo com o Circuito Fora do Eixo.

Esta parceria inclusive, vai dar um upgrade no processo de formação dos coletivos, ja que serão investidos quase um milhão de reais na qualificação dos agentes produtivos de 5 Coletivos: Espaço Cubo(MT), GOMA (MG) , Lumo (PE), Catraia (AC) e Massa Coletiva (São Carlos). E que posteriormente deve ser extendido para os outros 32 pontos fora do eixo em todo país.

Finalizada as falas iniciais a palavra foi passada para o público, que muitíssimo interessado, extendeu o papo até quase a meia noite, tirando todas as dúvidas e levantando varias considerações interessantes sobre a realidade uberlandense. Papo encerrado as 00:15, a casa ja estava lotada a espera do show da noite, Macaco Bong, que eu não via se apresentando a quase 2 meses devido aos desencontros que tem acontecido , chego em cuiabá os meninos viajam, quando eles voltam eu que viajo. Showzaço como sempre, muito papo depois do show, fui pro hotel, acordei cedo, almoçei, e eu, Ynaiã, Ney e Talles pegamos a estrada rumo a goiania onde palestrariamos no dia seguinte e acompanhariamos um dos mais importantes festivais do país o BANANADA.

Conheça o Espaço Goma:


Depois trago mais infos....

Nenhum comentário: