Recebemos hoje o cronograma da participação do Espaço Cubo no ciclo de seminários e nos grupos de trabalho do projeto Conexão Telemig Celular realizado em diversas cidades de Minas Gerais, ao todo participaremos de 4 etapas em São João Del Rey, Montes Claros, Uberlândia e Poços de Caldas. Segue abaixo as datas e horários de cada Gt:
Fomento e formação de uma cena musical cultural - Instituto Cultural Espaço Cubo (Cuiabá – MT):
1- São João Del Rey - 05 a 07/09 (10h às 12h e 14h às 16h), 08/09 (11h às 13h e 15h às 17h)
2- Montes Claros - 19 a 21/09 (10h às 12h e 14h às 16h)
22/09 (11h às 13h e 15h às 17h)
3- Poços de Caldas - 26 a 28/09 (10h às 12h e 14h às 16h) 29/9 (11h às 13h e 15h às 17h)
4- Uberlândia - 03 a 05/10 (10h às 12h e 14h às 16h) e 06/10 (11h às 13h e 15h às 17h)
Segue abaixo um resumo do conteúdo que será utilizado pelo Espaço Cubo nos GTS do Conexão Telemig Celular:
1. Cubo Planejamento – Fomento e Formação estratégica de coletivos culturais.
Sinopse: O setor Cubo planejamento desenvolve toda a concepção estratégica e conteúdo programático do Instituto Cultural Espaço Cubo dando suporte especialmente para o fomento e formação de novos núcleos culturais .
1.1 Metodologia:
1.1.1 Breve Histórico da formação laboratorial do Instituto Cultural Espaço cubo.
1.1.2 Mostra do organograma do Instituto com explanação detalhada da concepção de cada célula constituinte do Espaço cubo.
1.1.3 Relação detalhada da interligação das células do Espaço Cubo e da maturação das mesmas para se tornarem um organismo próprio, interdependente. (Ex. Volume e frentes gestoras)
1.1.4 Paralelo entre as frentes gestoras interdependentes do Espaço Cubo com os outros núcleos culturais interligados em rede (PADAM!, CATIVA, Circuito fora do Eixo, Mandala, Espaço Atômico, Pulloff e etc) bem como das atividades propulsoras desses novos núcleos (Grito Rock, Calango).
2. Cubo Card – Fomento e Formação de alternativas para a auto-gestão!
Sinopse: O setor cubo card desenvolve um sistema de créditos que utiliza a troca como principal ferramenta de auto-gestão, buscando depender cada vez menos do sistema monetário. Este sistema possibilita que qualquer pessoa, independente da condição social, consiga produzir e se empreender culturalmente bem como conquistar sua própria condição de sobrevivência a partir do coletivo.
2.1 Metodologia:
2.1.1 Breve histórico da formação laboratorial do sistema de crédito cubo card e seu primeiro raciocínio implantado com explanação teórica e desenvolvimento de sistema (extrato card, planilha de saldo e retirada de créditos geral, lógica do banco de armazenamento e valor de créditos).
2.1.2 Plano detalhado do sistema de crédito cubo card com explanação de cada célula constituinte do mesmo. (extrato card segmentado, planilha de execução de card – computação de horas de trabalho, plano de troca de serviços ou produtos, contrato card, caixa diário card, estatística cubo card por atividade, relatório cubo card por atividade, tabela de serviços e produtos cubo card.
2.1.3 Relação das atividades do cubo card como plano de mídia e vascularização do mesmo para a fomentação do sistema em outros núcleos culturais (Festival Calango com a central cubo card para troca, Festival Volume com a troca de serviços e produtos para as bandas).
Relação do sistema de crédito cubo card com o sistema monetário e a etapa de conversão deste para aquele. (valor do crédito pautado no real, valor de mercado com o valor de troca, valoração do crédito a partir do valor monetário).
3. Cubo Tec – Fomento e Formação de alternativas para a tecnologia de produção
Sinopse: O setor Cubo tec é a reunião de todos os arquivos de produção realizados nas atividades do Espaço Cubo. Essas tecnologias sistematizadas num arquivamento digital facilitam a difusão e consequentemente, a troca das produções entre os vários núcleos culturais.
3.1 Metodologia:
3.1.1 Breve histórico sobre a formação laboratorial sistêmica dos arquivos de produção e a evolução de suas formas de armazenamento.
3.1.2 Plano detalhado da sistematização dos arquivos, pautados na concepção e conceito das células do Espaço cubo.
3.1.3 Relação do cubo tec como plano de mídia para estimular células de armazenamento de outras produções culturais.
3.1.4 Relação do Cubo tec como forma de suporte para a interligação em rede com outros núcleos culturais pautados na troca de tecnologia. (Grito Rock Brasil)
4. Cubo Comunicação – Fomento e Formação de alternativas para a estrutura da comunicação cultural
Sinopse: O setor Cubo Comunicação faz parte da frente gestora Cubo Mágico – frente esta que reúne todos os setores de serviços do Espaço Cubo. Braço imprescindível para a vascularização dos outros setores e das frentes gestoras, a cubo comunicação aprimora alternativas de mídias e jornalismo na perspectiva de uma cultura alternativa e independente.
4.1 Metodologia:
4.1.1 Breve histórico da formação do setor cubo comunicação no Espaço Cubo como um núcleo laboratorial independente.
4.1.2 Plano detalhado do sistema de comunicação envolvendo todos os tipos de sua atuação (mídia e distribuição, assessoria de imprensa, designer gráfico, veículos como rádio e internet, produção de conteúdo, zines)
4.1.3 Relação de produção da cubo comunicação com a frente gestora Imprensa de zine ( núcleo de serviço que produz as atividades da frente gestora, delineando o seu conceito de comunicação alternativa e independente)
Relação da Cubo Comunicação com a troca de produção em rede através do circuito fora do eixo (portal fora do eixo, site toque no brasil, web rádio fora do eixo, web Tv fora do eixo, compacto.rec, newsletter fora do eixo).
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Sejam bem-vindos os cubistas!
uai, num vai ter passadinha em BH não?
de qualquer forma faço coro pro makely! bem-vindos à temporada intensiva nas terras de cá.
Entre uma cidade e outra, passem por BH. Vale um novo encontro do Coletivo para futuras ações. Quem sabe?!
Postar um comentário