domingo, 29 de julho de 2007

Conexão Espaço Cubo/BH: Passo a Passo!




Recentemente A Equipe do Espaço Cubo foi convidada a participar do Stereoteca em Belo Horizonte, um projeto que entre outras coisas envolvia uma serie de debates e seminários sobre as novas perspectivas da musica independente no país, e a proposta era que formatássemos em conjunto o Stereocubo, já que em 2006 havia rolado o StereoMundo em parceria com o mega-dinamico-portal-overmundo.

O primeiro passo para que tudo isso acontecesse se deu em meados de 2004 quando desembarcou em Cuiabá a caravana do projeto Rumos, do Itaú Cultural, com as ilustres presenças de Edson Natale (Literalmente a cabeça mais brilhante da cultura do país, segundo o parceríssimo Israel do Vale. Rs), Hermano Viana, Pena Schimdt, Israel do Valle, entre vários outros que proporcionariam aos cuiabanos uma serie de leituras e contextualizações sobre os novos caminhos da música no país.

Durante o seminário do rumos em Cuiabá, mais especificamente na hora do almoço, encontrei o Coordenador do projeto, Edson Natale, dando bobeira no saguão e aproveitei aquele momento para fazer uma mini apresentação do projeto do Espaço Cubo, relatando algumas de nossas ações e mostrando um pouquinho da operacionalização de nossos trabalhos. Natale mostrou certo interesse mas estava atrasado para a mesa seguinte e me disse que ao final poderíamos sentar e converssar mais um pouco sobre o projeto, não alimentei muitas esperanças mas no mínimo o primeiro contato já estava feito.

Na volta do almoço, o seminário recomeçou e logo de cara o Natale pediu atenção da platéia pois queria que um rapaz da penúltima fileira se levantasse para falar sobre um projeto muito interessante que estava acontecendo em Cuiabá, e que tinha tudo a ver com o que o rumos estava pesquisando, o Espaço Cubo. Obviamente que me surpreendi, já que não tinha visto tanto interesse assim do cara, mas logo me recompus, levante e falei durante alguns minutos sobre o nosso projeto, contextualizei cada ponto e chamei a todos para visitar o nosso espaço ao fim dos trabalhos.

Não deu outra, após as 4 horas restantes de debate o Espaço Cubo foi citado varias vezes pelos palestrantes e quando acabou todos já estavam ansiosos para conhecer in loko o tal projeto, planejamos o translado e as 19:00 todos já estavam dentro da nossa sede conhecendo nossa estrutura e auxiliando em mais uma fase de nossas constantes transmutações baseadas nos códigos abertos.

Todos se empolgaram bastante com o que estavam vendo, e era facilmente perceptível que dali muitos frutos poderiam ser colhidos pelo projeto com a ajuda desses magníficos pensadores da musica brasileira, saímos do Cubo mais ou menos as 21:00 e fomos para o Choppão finalizar nossos debates, as 23:00 nos despedimos com gostinho de quero mais, e tinha certeza que aquele momento estava muito longe de ser um adeus, na verdade era um simples, até breve...três anos depois estávamos em BH, e os passos que nos guiaram até la eu conto no próximo texto....

4 comentários:

Leopoldina disse...

Pablo, valeu !! Vc e as meninas, nos deram ânimo para montar o coletivo aqui, parabéns pelo projeto cubo e que continuem transformando sonhos em realidade!! Foi um prazer imenso estar com vcs aqui em Bh aprendi muito e quero , aprender ainda mais!!! aparecam por aqui o mais rápido possível, estamos ávidos por essa idéia coletivista. Obrigada pela força!!Bjim Leo

Anônimo disse...

espaço cubo ainda vai exportar tecnologia para os gringos
esperem pra ver

Unknown disse...

Devidamente lincado!

Anônimo disse...

é pablo, essa vinda aqui tá reverberando!
agora é botar essa pilha pra alcançar um placar favorável pra cadeia produtiva, como vocês fizeram aí! :)
vamo que vamo!
beijo inté,
lud