segunda-feira, 16 de março de 2009

Circuito Fora do Eixo!

Segue abaixo e-mail enviado para a lista do Circuito Fora do Eixo, dano inicio a nova fase do movimento:

------------------------------
Parceiros Fora do Eixo
,

Em primeiro lugar gostaria de dar as Boas Vindas a todos os participantes desse nosso novo grupo de discussão via email, que vem para otimizar ainda mais as interelações entre os coletivos parceiros em todo o país.

Estamos entrando em nosso quarto ano de atividades, e como sempre fazemos , avaliamos todas as nossas ações, potencializando os acertos e reavaliando os erros nesse grande laboratório de produção independente que é o CFE.

Partindo desse princípio estaremos esse ano transformando os coletivos integrados em Pontos Fora Do Eixo, que serão espaços credenciados a representar o Circuito em cada uma das cidades envolvidas com essa nossa grande rede colaborativa. Cada um desses pontos terá que respeitar uma serie de critérios para se manter dentro da rede, e tais critérios serão debatidos aqui mesmo na lista onde criaremos em conjunto nosso Estatuto/regimento interno para facilitar a fiscalização e acompanhamento de cada um destes pontos.

Alguns exemplos de critérios: Organizar o Grito Rock, Prestar Contas Trimestralmente, distribuir materias das bandas, produzir a circulação das bandas, ter veiculos de comunicação sempre atualizados, ajudar na produção do festival fora do eixo, iniciar o desenvolvimento de seu sistema de creditos/moeda complementar, organizar Noites Fora do Eixo, veicular a marca do FDE em todas as ações, gerar transversalidade com outros segmentos além da música, etc etc etc.

Hoje, o Fora do Eixo conta com varias ações sistemicas, algumas ja consolidadas outras sendo experimentadas, entre elas:

* Portal Fora do Eixo
* Festival Fora do Eixo
* Grito Rock América do Sul
* Fora do Eixo Discos
* Agência Fora do Eixo de Bandas
* Congresso Fora do Eixo
* Fora do Eixo Card
* Noites Fora do Eixo
* Fora do Eixo Tec


O Objetivo é que os PONTOS FORA DO EIXO coordenem todas essas ações, melhorando cada vez mais a divisão de trabalhos entre todos os participantes, desafogando alguns que hj estão sobrecarregados e dando contiuidade ao processo de mistura de DNAS dos coletivos, uma das principais premissas de nosso movimento.

Além dessas ações sistemicas o Fora do Eiixo conta hoje com alguns movimentos ou associações parceiros de primeira ordem, na construção de um sistema nacional da música independente, entre eles:

* Abrafin- Associação Brasileira de Festivais Independentes : (Onde o CFE conta com 4 cadeiras na Diretoria, que são: Vice-Presidente- Pablo Capilé, Secretário Geral: Talles Lopes, Coordenadora de Comunicação- Marielle Ramires e Coordenador de Ação Politica: Daniel Zen)

*Casas Associadas- Associação Brasileira de Casas de Shows : (Fundada a partir de demandas trazdidas pelo CFE e que conta hj com mais de 15 casas integradas)

* Cmmi- Circuito Mineiro de Música Independente (Que conta com vários coletivos Fora do Eixo)

* Independencia ou Norte- Integração da Cena do Norte do País (Que também tem a coordenação de Coletivos Fora do Eixo)


Hoje os pontos fora do eixo seriam:

Região Norte:

* Coletivo Catraia em Rio Branco/AC
* Coletivo Raio que u Parta em Porto Velho/RO
* Coletivo Interior Alternativo em Ji Parana/RO
* Coletivo Vilhena Rock em Vilhena/RO
* Coletivo Palafita em Macapa/AP
* Coletivo Casca em Santana/AP
* Coletivo Cuia Rasa em Manaus/AM
* Coletivo Tomarock em Boa Vista/RR

Região Centro Oeste

* Coletivo Espaço Cubo em Cuiabá/MT
* Coletivo CUFA em Sinop/MT
* Coletivo Fósforo Cultural em Goiania/GO
* Coletivo Goiaba Rock em Inhumas/GO
* Coletivo Torneira em Brasilia/DF

Região Nordeste

* Coletivo Mundo em João Pessoa/PB
* Coletivo Lumo em Recife/PB
* Coletivo Noise em Natal/RN

Região Sudeste

* Coletivo Goma em Uberlandia/MG
* Coletivo Pegada em Belo Horizonte/MG
* Coletivo Forceps em Sabará/MG
* Coletivo Peleja em Patos de Minas/MG
* Coletivo Retomada em Montes Claros/MG
* Coletivo Azimute em Vespasiano/MG
* Coletivo Semifusa em Ribeirão das Neves/MG
* Coletivo Anti Heroi em Divinópolis/MG
* Coletivo Brasil Ataque em Juiz de Fora/MG
* Massa Coletiva em São Carlos/SP
* Coletivo Escarnio e Osso/SP
* Cidadão do Mundo em Santo Caetano do Sul/SP
* Coletivo Rock Alive em Sorocaba/SP
* Coletivo Cinamon no Rio de Janeiro/RJ

Região Sul

* Coletivo ALONA em Londrina/PR
* Coletivo Timbre Noise em Maringá/PR
* Coletivo Extremo Sul em Porto Alegre/RS
* Coletivo Macondo em Santa Maria/RS


Temos no Total 34 coletivos integrados e que serão possiveis Pontos Fora do Eixo a partir de Agora, isso sem contar os parceiros periféricos que temos em Todo o país, entre eles festivais da abrafin que são 38 no total em todas as regiões, casas de shows e selos diversos.

No Total são 15 Estados que possuem coletivos, mas se contarmos os parceiros perifericos que possuem festivais, ou que serão pontos de distribuição, ou que organizam o GRITO ROCK , nós pulamos para 24 estados, quase a totalidade do país, que com certeza absoluta sera alcançada aina no ano de 2009.

E devido as proporções continentais de nosso país, outra proposta que temos para esse ano é definirmos REPRESENTAÇÕES REGIONAIS do Fora do Eixo, facilitando assim a dinamica de coordenação e autonomia de cada região, e a proposta inicial seria:

* Representação Centro Oeste
* Representação Norte
* Representação Sudeste se subdividindo em duas: Uma em Minas (Devido ao alto numero de coletivos) e Outra no Interior de Sp e tambem no RJ.
* Representação Nordeste
* Representação Sul

Tendo ao todo, 6 representações regionais, que teriam como objetivo o contato direto com os coletivos das regiões e a facilitação de seus trabalhos.

Este é o Esboço inicial de quais são os planos para nosso planejamento de 2009, espero que todos leiam com atenção, participem se apresentem e tirem suas respectivas duvidas, e definam se VÃO ASSUMIR A RESPONSABILIDADE DE SER UM PONTO FORA DO EIXO ou não, para que possamos nos planejar em cima dos que estarão na rede. Em breve estaremos ja abrindo os topicos especificos de cada ação sistemica. Este é email apresentação para que todos se atualizem e qustionem o que porventura não entenderem.

Contamos com a colaboração de todos os participantes, a hora é agora sempre.

abs!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa rede naõ para crescer. Absurdo mano.