terça-feira, 3 de março de 2009

Rubão Lisboa fala:

















Rubão, começe falando um pouco do inicio de seus trabalhos com a música e como se enveredou para o rock n roll, quando foi isso e tals?


Bom eu começei a tocar batera com dez anos de idade, influências de meu avô que era músico, dai quando completei 15 anos, montei a minha primeira banda com amigos, depois fundamos o Brigadas do Rock, que tinha o Manoel da Bebop nos vocais e segunda guitarra.foi uma epoca legal porque nos tocavamos covers mas também tocavamos nossas músicas autorais e cara fazia sucesso no meio da galera. Era um rock básico, simples, mas cara a gente tocava em tudo que era lugar, e tinhas muitas bandas boas, tinha recrutas da república,arsenal, imagem,laser, etc. e nesse meio tempo eu já começava tocar com uns e outros músicos da cena, pra falar a verdade eu toquei de rock a samba.

E na sua opiniao a que se deve a nao continuidade de todas essas bandas? Vc diz que o momento era rico em bandas autorais, mas o que faltou para que esse cenario realmente se estruturasse e se profissionalizasse?

O que faltou foi mais vontade da galera. eram poucos mesmo que levavam a coisa a serio, mas a maioria fazia banda pra se aparecer e dizer que tocava em uma banda de rock.Poucos foram os músicos que buscaram conhecimento tecnico de aulas, de instrumentos de boa qualidade, de certa forma faltou mais qualificação e interesse, pessoas que tivessem a visão de como fazer e fomentar a cena realmente.
E tudo era muito caro , não exitiam, produtores, estudios, e estavamos muito longe de tudo.

Isso era em que ano mais ou menos rubao?

F oi de 1985 ate 1992, foi quando surgiu a febre das bandas covers.

E no seu ponto de vista o que se deve essa guinada da cena? Até 92 tinhamos varias bandas autorais que tocavam mais pra aparecer segundo seu ponto de vista, a partir de 92 muitas bandas covers, e hoje uma cena forte nacionalmente. Como vc enxerga essa transformaçao?

A grande guinada foi o surgimento do Espaço cubo e da galera que se uniu em torno de ideias e formas de fomentar e de se criar realmente uma cena forte, pois da minha epoca se conta nos dedos os caras de bandas que ainda continuam firmes e fortes no rock n roll. Houve muita transformação e pra melhor, quando começei havia apenas dois festivais o Flamp na federal e o Festec na escola técnica.
Hoje temos o Calango, o Grito Rock que são grandes, ainda temos o Volume, Riff, Sindicatto. Essa tranformação e muito benefica, você ve a olhos nus a quantidade de bandas boas, hoje, produtores, bandas, jornalistas de todo pais voltam suas atenções para ca, tudo isso devido a organização e a fomentação da cena.

Recentemente eu li em um blog da cena musical que antigamente as bandas tinham mais espaço que hoje e a cena era mais fertil. Essa informação condiz com a realidade? Ninguem melhor que vc que viveu as decadas de 80, 90 e oo pra falar sobre isso.

Espaço? muitas vezes tinhamos que improvisar um lugar para tocar, e os lugares se conta nos dedos, tinha Café Jazz, e uma vez rolou um festival no cuias bar karaoque, os passeio ciclisticos da radio cidade fm, e agente acabava tocando em muitas festinhas de amigos e nas campanhas politicas,nas mobilizações da Ubs, da Une da Ame e Aces.As bandas só fizeram viagem para o interior porque rolou uma campanha da Une sobre o voto aos dezeseis anos, e tudo isso era uma vez o outra, pode ser que tinha essa fertilidade, mas hj as bandas agradam com suas proprias musicas e tudo isso sem tocar covers.No meu ponto de vista hoje a cena e muito mais fertil, muito mais forte, profissional e organizada e sem duvida tem muito mais lugares para se tocar ou seja o Brasil inteiro.

E quanto a remuneração Rubão, como era antes e como funciona pra vc nos dias de hoje? Antes rolava grana como alguns falam na hora de criticar os cards ou é converssa fiada? e Os Cubo Cards são interessantes ou é só engodo?

As bandas tocavam 90% dos shows de graça, acho que só o Brigadas e o Linhas conseguiam algum cachê, e tinha que rala muito pra ganhar algum.sobre os cards e uma ótima alternativa de se viabilizar trabalhos e remunera-los de uma forma justa, o processo e muito interessante sim e real esta funcionando mesmo, e vai movimentar muito mais a cena.

E voltando um pouco ao tempo, e o Caximir na decada de 80 era bem forte né? Fale um pouco sobre a historia dos caras, inclusive vc tocou com eles um bom tempo.

Ta ai outra grande banda e muito importante na história do rock aqui de Cuiabá, os cars sempre foram a favor da liberdade de expressão. sempre foram contra toda e qualquer repressão, tem uma história e tanto, muitas coisas para contarem.Cara quando eu fui tocar com estes malucos virei fã de todos eles, cara foi uma honra tocar com os caximireiges, me divertir muito e aprendi muita coisa,
O Caximir foi uma das grande bandas de 80 porque era diferente, inusitado, anarquista, e rompei com todas asregras cafonas e diatdoras da música e da moda.

E sobre a tal epoca da febre do cover, pode me falar o que foi isso?

Já havia algumas bandas covers no Brasil, mas quando estourou o movimento grunge em Seattle, cara aqui no Brasil as bandas covers ganharam força mesmo, e com cachês altissimos e todas as regalias,de uma mega banda, as bandas iam se apresentar no programa do serginho( fala garoto) Groissman. Foi uma epoca muito foda para as bandas autorais , foi ai que a cena daqui morreu de vez.

Recentemente algumas meninas resolveram fazer um Documentário que contaria a VERDADE sobre a cena rock de Mt, ficou sabendo disso? O que acha?

Acho que poderia ser feito com mais respeito por quem fez e faz a cena, sabe tem muita coisa da história que vai ficar de fora, emuitos entrevistados também que são parte do rock daqui, a propria cena se confunde vida muitos. E fiquei sabendo atraves da galera , e por comentarios, e outra naum tem como falar a verdade sobre algo que nunca viveu ou conheçe.

13 comentários:

Anônimo disse...

Ai Rubão, mandou bem chegado, isso mostra que a galera que reclama tem é inveja. Quem não conhece o Poderoso Rubão? O cara que já passou por várias fases da cena cuiabana, sabe que para a cena crescer e realmente se fortalecer, é necessário que as bandas se unam em prom delas próprias. O Espaço Cubo sempre esteve ai para dar o suporte, quem reclama é porque só enxerga o seu próprio umbigo. Os cards não só funcionam, mas podem impulsionar o surgimento de novas bandas e dar suporte as que já estão no circuito. Parabéns Rubão!
Sorte ao Lopes, uma banda que acredita no coletivo.

Unknown disse...

Passou da hora do rubão fazer um blog também! alí tem história e estória huahau

Anônimo disse...

Concordo com o Nei, cria ai Rubão!

Anônimo disse...

UM ÓTIMO TEXTO PRA GALERA QUE NÃO CONHECE AS HISTORIAS FICAR POR DENTRO DO QUE JÁ ROLOU E NÃO CAIR NOS CONTOS PARAGUAIOS QUERO DIZER DO VIGÁRIO RS... MATOU A PAU RUBÃO PARABÉNS

Anônimo disse...

Aee rubão, brother, sou testemunha desse grande batera, parceiro de batera, de rua, e historia, lembro de vc na batera do sambaxé....uns 12 anos atrás...kkkk, irmão admiro vc pela perseverança e pela visão,humildade...e agora estamos ai, cada um no seu quadrado, vc com seus trabalhos, e eu com os meus(LA RICA)....parabens, testemunhas como nós da cena musical de Cbá necessitam mesmo de ser ouvidas, e pra quem pegou a guitar a apenas alguns dia....estudem antes de flar....


Renato Miranda
LA RICA REGGAE FUSION

LA RICA dia 11/03 - quarta - Café Cancun. Dia 13/03 Sexta - Ruinas Bar....Novo Show Fusion....aparece....

Unknown disse...

O Poderoso Rubão!
Esse traz credibilidade.

Anônimo disse...

ctz... rubão sempre humilde ensinando a galera.. representa msm!

tamo ai rubão!

Volume Comunicação disse...

Super apóio a idéia do Rubão fazer um Blog. E aí podia contar as coisas que ele presenciou em todas essas transições do rock que ele comentou um pouquinho aqui. Vai lá Rubão! o/

Anônimo disse...

LA RICA, A LA BOSTA DA HELL CITY

Anônimo disse...

Agora com esse depoimento do Rubão num vai ter mais viúvas dizendo que antigamente era melhor... Rubão conhece a história do rock cuiabano e sabe que este é o melhor momento. Sorte a nossa que estamos aí na luta juntos, só colhendo frutos!

Anônimo disse...

PARTENZA?? NÃO É NOME DE SALAME ARGENTINO, CHILENO KKKKKKKKKKKKKK

VALEU FAKE

Anônimo disse...

Então a liberdade de expressão voltou a dar as caras por aqui ou é só aparência mesmo?

Unknown disse...

boa tarde galera, ao ler fiquei em duvida sobre esse documentário ae comentado na ultima pergunta, onde acho mais informações e esclarecimentos? Realmente fiquei boiando. abrass