segunda-feira, 9 de março de 2009

O BRASIL FALA:


Em uma enquete rapida , fiz a seguinte pergunta a varios produtores da cena nacional: O QUE VOCÊS ACHAM DA CENA DE CUIABÁ? . Eis as respostas:

------------------------------------------------------------------------------------

Talles Lopes, organizador do Festival Jambolada e Coordenador de Planejamento do Goma Coletivo, em Uberlandia.


"A cena de cuiabá desponta hj como uma nova referência de cena musical no brasil. Ao se pautar por principios coletivistas e por novos valores comunitários, Cuiabá hj desenvolve novas ferramentas capazes de gerar um processo de sustentabilidade e protagonismos ainda inédito em todo o Brasil, tendo o Cubo Card como veículo integrador de todo este processo. Desta forma, em poucos anos vimos o nascimento e o desenvolvimento de uma cena musical autoral cada vez mais qualificada, e principalmente comprometida com todo este processo, algo extremamente raro no campo artistico. Sem dúvida alguma, Cuiabá hoje é a grande referência desta nova lógica responsável pelo desenvolvimento de um movimento cultural tão forte como o Circuito Fora do Eixo."

João Lucas da Fosforo Cultural em Goiania.

Eu tive a poportunidade de acompanhar a Cena a algum tempo e voltar a cidade outras veses e é incrível como se percebe o crescimento a cada vez que se volta a Cuiabá. Quando fui a primeira vez, no Grito rock do Skate park e quando voltei pela ultima vez no Calango 2008, agente nota o trabalho feito e a construção de uma cena. O numero de pessoas envolvidas no processo cresceu de forma absurda. Sem falar na qualidade das bandas, no interesse do público, na qualificação do público, que já eh totalmente por dentro das novidades e das bandas, dos novos meios de comunicação... Diria que hoje cuiabá eh inclusive exemplo pra outras cenas. A Cena de cuiabá a 8 anos atrás era praticamente oculta para o resto do Brasil. Hoje todas as bandas querem tocar em Cuiabá, todo mundo quer conhecer as bandas de cuiabá. Isso ja diz tudo.

Daniel Peixoto, Vocalista do Montage.

Sólida. Viajando o Brasil como viajei nos ultimos anos entre festivais e outros eventos de música, percebo que existe não somente uma organização existe a realização. Percebe se isso pela qualidade musical das bandas, os eventos etc. Acredito que a oportunidade de trabalhar existindo, estimula os musicos a evoluirem. Isso existe em Cuiaba.

Carol, do Massa Coletiva de São Carlos

pelos eventos que eu participei em Cuiabá, deu pra perceber que a cena está em ótimo momento. O público é participativo e bem receptivo, existem várias iniciativas realizando diversos projetos diferentes na área da cultura, além de um número enorme de bandas que estão surgindo

Gustavo Finnegan vocalista do Ecos Falsos

Tendo acompanhado desde 2004 a movimentação independente em Cuiabá, posso dizer que lá foi criado um modelo de produção de eventos muito organizado, que serviu de exemplo para várias regiões do país. O modelo cuiabano, que entre outras características é o de parcerias com o poder público, mostrou-se muito eficiente, com resultados inegáveis

Tiao Donato, do Coletivo Goiaba Rock em Inhumas.

Considero uma das mais importantes do Brasil. Pela articulação, capacidade de trabalho de todos envolvidos na cadeia criativa e produtiva, envolvimento da molecada, número de bandas, entre outras fatores positivos. Acena de Cuiabá é expoente e vanguarda nacional.Dias atras ouvi de um dos integrantes do Macacos Gordos, aqui de inhumas, que veio comentar comigo sobre a participação no Grito Cuiabá. "Eu não achava que era como você dizia, lá as coisas acontecem mesmo." Só pra dizer que alguns que não enxergam a dimensão do trabalho cuiabano, tem que conferir in loco pra sentir toda porrada na cara. Aos que ainda não conhecem Hell City,que não fique marcando toca e na primeira oportunidade que tiverem tem que presenciar

Vinicius Lemos, Organizador do Festival Casarão em rondonia.

acho uma das cenas mais produtivas do brasil. Senão for a mais produtiva é com certeza a mais movimentada. Com um maior numero de bandas e pessoas trabalhando em sicronia em prol do crescimento da cena e de um ideal independente. Revelar em cerca de 4 anos, 2 das principais novas bandas do Brasil, num é pouco. Com certeza, é trabalho, suor, repetição e ideal.

8 comentários:

Anônimo disse...

E ainda tem nego que fecha os olhos pra isso??? rs...
Podem até andar pra trás, mas finjir que os nossos resultados não existem é mta balela.
Parabéns a todos nós do CUBO.
, )

Anônimo disse...

ENQUANTO ISSO LÁ NO HIPÓDROMO:
- E MAIS UMA VEZ O CAVALO PARAGUAIO NAO COMPLETA A PROVA..

Daniel_ET disse...

parabéns a todos nós que estamos participando deste processo... e para todos aqueles q ainda preferem dar murros em ponta de faca ou ficar andando para tras... boa sorte!!!

Anônimo disse...

Bom, nem precisa tecer comentários né. Com uma galera de peso como esta, dizendo q nos tem como referencia, puts!
Não precisa dizer mais nada.
Gostaria de dizer para as pessoas que começam a se envolver hj, bandas novas, produtores e etc. Vcs são o futuro da cena, isso que está sendo plantado, será cultivado por vcs, vcs colherão o fruto mais doce que esse pé já deu. Então, começem a se portarem como tal, trabalhem mais, se qualifiquem mais, se proponham mais. Não adianta ficar esperando que alguem faça por vcs, começem a fazer agora!!!!
Com um parceiro como o Cubo, vcs só tendem a crescer e despontar no cenário nacional, mas pra isso, tem que trabalhar mano. Não adianta ficar em evento de braço cruzado, esperando a hora de tocar, tem que ir pra cima, e fazer o impossível para ver a cena melhorar cada vez mais. Contem comigo para isso, pois conto com vcs também.

Parabéns ao Cubo pela conquista, esse reconhecimento vale mais do que qualquer prêmio!

Ney Hugo - Cubo Comunicação disse...

Muito bacana no meio disso tudo é o modo como as coisas são construídas aqui, se tornando referência. Como o Chabô disse, quem tá em Cuiabá tem a oportunidade de acompanhar in loco o modelo de produção que se tornou referência nacional. Tá tudo aqui

Unknown disse...

Cara, isso é muito real, qdo viajei com The Melt pra Maringá, pude constatar que Cuiabá serve de exemplo pra muitos, mas muitos mesmo... Os caras chegavam no Michael e Fornalha e diziam: "Olha cara, tentamos fazer uma instrumentoteca igual eu vi que vcs fazem qdo fui no Calango". Isso é muito foda.

Anônimo disse...

O excelente trabalho que o CUBO vem desenvolvendo na cena cuiabana há anos,está conseguindo o reconhecimento que lhe é devido.
Trazendo inovações na forma de gerir o cenário musical,que vem dando certo e servindo de projeto modelo à outras cenas Brasil.

Parabéns ao Cubistas...

Anônimo disse...

Chegamos em Sao Carlos e apos 2h de conversa com um dos orgnizadores eles nos disseram: - puxa! pensavamos que ia chegar uns cara trocloditas, barbudos e mal encarados do som pesado. Realmente chegou, mas veio o PESADO mais pesado que ja vi ao vivo e de um profissionalismo e educação impar, indo de encontro com que ouvimos e lemos sobre Cuiaba na web e midias.

Isso fala por si só, obrigado todos amigos, Sindicatto Extremo, Espaço Cubo, Massa Coletiva.

Fabio -
VENIAL - EXTREMO OESTE - BRASIL
www.myspace.com/venialmetalhc

(KILL'emo'ALL)