domingo, 30 de setembro de 2007

Dias e mais dias em Poços e a caminho de Uberlandia!



Finalizamos no sábado as oficinas de fomento ao cooperativismo cultural em Poços de Caldas, e mais uma vez saímos satisfeitos com a disposição destes mineiros em assimilar novas iniciativas que vem surgindo pelo brasilzão afora. E utilizando o modelo eficaz implantado em Montes Claros, dividimos o grupos em frentes de trabalho que desenvolveram projetos ligados a Produção, Circulação/Distribuição e Formação.

E já de cara garantimos mais uma bela conquista nesse nosso processo de interligação de produtores e artistas em rede, a realização do Grito Rock Poços de Caldas, a trigésima sétima cidade confirmada. Alem disso um projeto de implantação de um cento de mídia independente foi finalizado e em breve teremos muitas noticias de tudo o que rola por aqui veiculadas em blogs, flogs e web rádios bem próximas de todos vocês antenados leitores deste blog.

Em Poços, como em varias outras cidades do país, não existe uma secretaria específica de cultura, e sim um departamento dentro da secretaria de educação. Mas, não é um departamento qualquer, já que possui um milhão e quatrocentos mil reais de dotação orçamentária anual para investimento em projetos , que acabam sendo aplicados prioritariamente na realização de eventos devido a falta de um programa de políticas publicas comprometido com os anseios da sociedade civil organizada.

Alguns dos participantes da oficina eram funcionários deste departamento e chegaram a uma conclusão consensual: esta é uma realidade que precisa ser transformada com urgência evitando assim um esfacelamento de boas iniciativas em prol da cultura local e, para resolver este problema , um amplo processo de mapeamento da cadeia produtiva será realizado , chamando os agentes interessados para um grande debate que visa diagnosticar ações a serem realizadas no campo da Formação, da produção, da circulação e do consumo. E tudo isso graças a uma grande provocação feita pelos cubistas, onde deixamos mais uma vez bem claro que atitudes geniais são aquelas que resolvem grandes problemas com a união de pequenas e simples ações de intersecções entre os envolvidos.

Um grupo de discussão na internet será aberto durante a semana, e vem para somar aos outros dois grupos já montados EM São João del Rey e também em Montes Claros, construindo assim passo a passo a teia que conecta o circuito mineiro da musica independente. Uma bela experiência.

E por falar em circuito mineiro saiu uma matéria muito interessante em um dos principais jornais de Minas Gerais, falando sobre essa nova lógica da interdependência que vem crescendo dia a dia no pais todo, citando as ações do Cubo, da Abrafin, Circuito Fora do Eixo entre outros temas que valem a pena conferir. Tem até uma mini entrevista comigo na parada, acessem o link :

http://www.otempo.com.br/otempo/noticias/?IdEdicao=689&IdCanal=4&IdSubCanal=&IdNoticia=58000&IdTipoNoticia=1

Outra Matéria bem legal saiu no site do Conexão Telemig Celular, falando sobre as oficinas que foram realizadas em Montes Claros e tambem sobre o coletivo “Retomada” articulado durante a realização dos grupos de trabalho coordenados pelo Espaço Cubo, confiram o link:

http://www.conexaotelemigcelular.com.br/artista/noticias.php?cod=19

E , sábado a noite, enfim , arranjamos um tempinho para conhecer a cidade, e não nos decepcionamos, alias, nos surpreendemos com a beleza de Poços de Caldas, de seus coretos e praças decoradas com muito esmero, suas luminárias palacianas, seu clima aconchegante, povo hospitaleiro, comida deliciosa e suas águas sulfurosas que formam termas medicinas de fácil acesso a todos os turistas.

Em menos de duas horas de caminhada pelo centro presenciamos pelo menos uns 5 ou 6 diferentes aglomerados que contemplavam as mais variadas manifestações populares, indo do Show de Metal local a mostra do Cinearte bancado pela Petrobras em plena Praça, passando por musica nos coretos e chegando as peripécias da cultura cigana. Uma verdadeira erupção cultural. E tudo isso regado a 13 graus centígrados.

Voltamos para o hotel na busca de algum ambulante de plantão que pudesse nos vender o TROPA DE ELITE piratox....nao achamos, mas...

....amanha as 9:00 partimos pra uberlândia, e la, matias, neto e cia não nos escapam...

Algumas infos de Poços de Caldas:

População:135.627 Habitantes
Taxa de Alfabetização: 95%
Renda Per Capita: 8,421 mil reais.

Poços esta entre as dez cidades do país em se tratand de qualidade de vida e é a primeirissima em Minas Gerais.

Coisa de granfa....rs.

té!

Nenhum comentário: