quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Rio de Janeiro, Onda Cidadã, Maracanã e Montes Claros!





Chegamos ontem a Montes Claros, a segunda cidade mineira na oficinas que estamos ministrando em parceria com o projeto conexão telemig celular. E sempre na correria alucinante, mal apresentei o Calango no Instituto Moreira Salles e uma hora depois já estávamos no avião novamente rumo a minas. Chega em Bh, pega a van, 6 horas de estrada até montes claros, chega em montes claros, toma café da manha e segue para a unimontes para o inicio dos grupos de trabalho!! Ufa. Varias pessoas inscritas para as oficinas, de representantes da secretaria a organizadores de festivais locais, bandas, representantes da cultura popular e etc... E tudo isso após uma semana alucinante no Rio de Janeiro, participando do projeto ONDA CIDADÃ do Itaú Cultural no mítico Circo Voador, com a participação de guerreiros da cultura de todo o país.

A experiência do ONDA CIDADÃ foi muito bacana, cada um de nós participou de uma oficina diferente. Eu na mesa de intersecções, Lenissa na mesa de Audiovisual e Marielle na mesa de Internet. Nos articulamos com geral, desde a eletrocooperativa da Bahia até o forninho do Espírito Santo, passando pela Cufa, Observatório de Favelas, Açougue Cultural T-Bone entre varias outras iniciativas muitíssimo interessantes, outro dia me aprofundo mais sobre cada uma delas. E o Cubo Card foi amplamente debatido em varias mesas, tendo atenção especial na plenária final onde todos juntos apresentaram o resultados e os encaminhamentos dos debates de cada mesa.

Ficamos hospedados no Rios Hotel, construído na década de 50 com o objetivo de receber algumas seleções que participaram da Copa No Brasil, no centro da cidade, grudado com a Lapa, e que Lapa, incrível como aquele lugar é 24 horas no ar, uma das poucas maravilhas do rio de janeiro, acabei tomando um certo asco da cidade, tamanha miopia arraigada na maioria das pessoas. E como praia não é nossa praia, tinha um Vasco x Flamengo pela frente, e não poderíamos perder.

Chegamos cedo ao Maracanã, as 14, compramos ingresso, almoçamos ali perto, entramos e esperamos o jogo começar acompanhando a chegada das torcidas ao estádio, que aos poucos foi lotando a geral, as arquibancadas, as cadeiras cativas, e proporcionaram um belisimo espetáculo provocante e altamente emocionante. Jogao, só deu Vasco, a urubuzada piou fino durante os 90 minutos, o empate foi vitória pra eles, mas sai extremamente satisfeito com o que vi, e com a forte sensação que só o futebol é capaz de fazer o sangue correr pela veia dos cariocas...ou melhor, de 90 por cento deles...

Durante nossa estada no rio, fomos com a Jo9 nossa anfitria hiper prestativa e guerreira), conhecer algumas casas de shows na lapa, na primeira que entramos duas bandas estavam se apresentando, e a head liner da noite era “aquela-banda-que-tem-uma-musica-na-malhação”, e essa máxima permeou toda a nossa estada na cidade, incrível como o “Globo way of a life “impregna a vida da galera.....VôôÔôôÔte (como diriam os cuiabanos)

2 comentários:

Anônimo disse...

a correria alucinante vai trazer mais pilha pra hell city. será que precisa de mais? dá-lhe.

para mais adendos sobre a citá maravilhosa, vale muito acessar o blog da imprensa de zine.
http://www.imprensadezine.blogger.com.br

agora, o futebol não poderia faltar...

Instituto Mandala disse...

É realmente uma correria necessaria.

Os coletivos Independentes agradecem, sorte na jornada.


ELaine Santos
Instituto Mandala