domingo, 23 de setembro de 2007

Ressignificando o ON THE ROAD!!.......


Acordamos, debatemos o resultado das oficinas, finalizamos a formatação dos projetos, almoçamos e asistimos a versão mineira do Alto Falante um dos programas de tv mais antenados e conectados com o cenário independente nacional.

E o mais bacana e que aos domingos o programa tem uma hora de duração, um privilegio que somente os mineiros tem, via Rede Minas. E para nossa surpresa, hoje o programa praticamente inteiro falou de duas ótimas iniciativas, a primeira foi o festival jambolada (que ate agora ainda me remôo de não ter ido, graças a Petrobras. Rs. Mas segundo o velho jargão, há males que vem pra bem) e a segunda foi o Festival Garimpo, novo empreendimento do próprio Alto Falante em parceria com os guerreiros da Obra , que esse ano completa uma década.

Na matéria do Jambolada, Terence Machado capitão dessa belíssima esquadra mostra um pouco do panorama geral do evento, ressaltando as ótimas apresentações de bandas de todo o pas e dando uma pincelada no conceito do festival que esse ano reuniu quase 10 mil pessoas em seus três dias.

E pra falar do Festival Garimpo o programa levou uma serie de músicos para o estúdio que foram relatar a experiência de participarem da primeira edição do mais novo festival mineiro, entre eles Bruno do Monno e membros do Carolina Diz(ambos fizeram seus debuts em festivais tocando no Calango em 2006 e 2007 respectivamente), alem destes a VALV e a U.D.R também estiveram representadas. O Festival promete e muito e será realizado já na semana que vem, com a participação de uma serie de bandas de todo pais entre elas as duas queridinhas de Hell City, Vanguart e Macaco bong. Em breve o programa estará no ar no site do Alto Falante, não percam!!


Após a overdose de festivais, caímos direto para a reunião da SIM e para a Palestra do parceiro Israel do Valle sobre tv digital. E o mais gratificante e que toda a galera do recém nascido coletivo RETOMADA já estava por lá, ansiosos pelos debates que iriam preencher toda tarde ensolarado de uma domingueira em Montes Claros. E não deu outra, Kuru começou explanando sobre o papel de uma associação de músicos em minas, depois Adriana Bemquerer falou dos projetos que a SIM tem desenvolvido, depois eu falei sobre os resultados das oficinas e pra finalizar o Israel falou tudo e mais um pouco sobre a a implementação do sistema nipo-brasileiro de Tv digital a partir do dia 2 de dezembro no pais. Palestras finalizadas, noite chegando, computador esperando e ainda muito trabalho pela frente.

Enquanto isso em Cuiabá, notas de bastidores dão conta da junção de algumas secretarias, incluindo ai a de cultura que se fundiria as de Turismo, lazer e esportes, e contaria com um super-secretario para gerenciar todas as pastas, e secretários adjuntos que coordenariam as especificidades dessa horrorosa proposta. Seria uma tremendo retrocesso para a Cultura de nosso estado que vem bravamente lutando a anos para a consolidação de um programa de políticas publicas de estado. Mas não vamos deixar barato, podem esperar uma dura e eficiente reação da classe...a turma da botina não tem idéia da nossa forca!!!

E também made in hell city as conexões com coletivos mineiros já vem dando uma mostra do que vem por ai, mal articulamos o nascimento do coletivo RETOMADA e este já entrou em contato com a Próxima Cena e ambas já deram inicio a converssas que possibilitarão a organização da SEDA(Semana do Audiovisual) aqui em Montes Claros, em breve traremos mais noticias.!!!

Partimos amanha cedo para Poços de Caldas…ressignificando o ON THE ROAD!!

3 comentários:

Unknown disse...

Foi muito bacana mesmo conversar com a galera de Montes Claros e saber que mal o Cubo passou por lá e conseguiu incentivar a formação de um coletivo que desde o princípio pensa em ações interligadas nos mais diferentes segmentos, fazendo valer o tão conhecido Cultura Livre Ligada em Rede.

Anônimo disse...

Poisé Thiago, o bixo vai pegar!!precisávamos tomar um "tapa na cara" pra acordar, deixar a filosofia de reclamão de lado e transformar o que parecia utopia em realidade. integraçao... é andando junto que a gente faz um belo de um percurso! e dá-lhe RETOMADA!!

CésaNegaum disse...

Salve salve .....
Com a passagem da galera do cubo aqui em moc ....
Agalera acordou para as possiveis possibilidades que sempre estiverão a nossa frente se não fosse pelo fato da preguiça e do comodismo e a falta de união ....
Agora já era....
"Vamo retomacatopéar .."